Blog

Comer o próprio cocô (Coprofagia)






Comer cocô é chamado de coprofagia e é mais comum do que você imagina. Se você pesquisar no Google cães comendo cocô, encontrará uma infinidade de remédios caseiros que alegam resolver o problema. No entanto, estudos provaram que isso geralmente não é verdade. Na verdade, não há muita informação científica sobre esse hábito desagradável, apenas que é bastante comum e pode estar profundamente enraizado na genética do seu cachorrinho.

Os humanos acham repugnante a ideia de cães comendo cocô, mas o fato desagradável é que alguns cães acham prazeroso comer suas próprias fezes ou as fezes de outro animal.

Um cachorro pode comer suas próprias fezes ou as de outro animal simplesmente porque gosta do sabor. Por exemplo, o cocô de gato está no topo da lista de guloseimas saborosas por causa de seu (alto teor de proteína e cheiro).

Embora a coprofagia às vezes seja o resultado de uma variedade de condições médicas (incluindo pancreatite, infecção intestinal ou alergias alimentares), a maioria dos casos é de natureza comportamental.

Os cães vão brincar ou comer seu cocô se estiverem entediados ou não tiverem brinquedos para brincar. O cocô torna-se um brinquedo substituto com o qual se brinca antes de ser comido.

Os cães são criaturas de hábitos, então comer cocô pode se tornar um hábito prazeroso que é difícil de quebrar.

Como fazer meu cachorro parar de comer cocô?

O único tratamento realmente eficaz para um cão comedor de cocô é estar vigilante e remover as fezes assim que o cão for ao banheiro, para que não haja chance de reforço.

Por mais que você consiga, remova o cocô assim que ele atingir o chão para que seu cão não possa se entregar ao comportamento.

Existem alguns alimentos que você pode adicionar à refeição do seu cão, como abacaxi, que aparentemente torna o gosto desagradável do cocô, mas alguns cães não comem sua comida com abacaxi adicionado a ela. Existem algumas substâncias que podem ser compradas de um veterinário que também podem ser adicionadas à comida e tornar o gosto desagradável do cocô, mas isso só funciona para alguns cães.



Estresse ou ansiedade: o estresse diário do ambiente do seu cão ou a ansiedade de separação podem causar uma série de comportamentos inaceitáveis. Cães ansiosos recorrem a tudo o que acham reconfortante, e comer cocô pode preencher esse vazio. É como as pessoas que comem por conforto. Mas para um cachorro, se não houver comida para mergulhar, ele pode recorrer a comer o que estiver à mão – cocô ou as almofadas do sofá.

Sob estimulação ou tédio: Cães isolados em caixas ou deixados sozinhos por longos períodos de tempo ficam entediados assim como nós. Isso leva a comer cocô ou comportamento destrutivo. Certificar-se de que seu cão tenha bastante exercício e estimulação mental resolverá esses comportamentos, deixando-o mais cansado e relaxado durante os períodos de inatividade.


Entre em contato